terça-feira, 28 de agosto de 2012

Da Loja Mãe, dos Núcleos e da Importância para a Conjuntura Nacional

As Lojas Maçônicas, sob a jurisdição do Grande Oriente do Brasil, têm o dever constitucional de zelar, manter e apoiar a Ação Paramaçônica Juvenil em todas as suas ações.
.
E isto se dá por meio da fundação e manutenção de Núcleos Alfas em suas dependências, com o intuito de congregar os jovens para a transmissão de valores imprescindíveis a vida em comunidade, dentre eles o de despertar o senso crítico, o espírito de liderança e o respeito às coisas da Pátria.
.
Sem a existência de Núcleos fortes e solidificados no Brasil, mantidos por todas as Lojas sob a jurisdição do Grande Oriente, a tarefa de expandir os ideias maiores da Maçonaria Universal de igualdade, liberdade e fraternidade à juventude brasileira, torna-se, senão impossível, bastante tortuosa e complexa.
.
Isto porque os Núcleos Alfa são, sem dúvidas, o melhor meio de inserção da maçonaria no seio da juventude brasileira, tratando-se de verdadeira escola de vida, na qual os apejotistas, como são chamados os admitidos, passam a ter noção da importância de a sociedade organizar-se por meio de instituições e valorizar a democracia.
.
Conscientizam-se da importância de valorização das instituições e dos sopros democráticos que devem norteá-las, isto porque a APJ/GOB também mantém uma estrutura de Poder organizada, na qual os apejotistas são chamados a participar, tornando-se parte do todo.
.
O apejotista passa a fazer parte do todo, primeiro tomando decisões em grupo no interior do seu Núcleo, através de discussões tidas com todos sobre as ações e rumos a serem tomados. E estas deliberações do Núcleo, por meio das instituições apejotistas em processo de consolidação, são levadas pelos seus representantes nos Conselhos Estaduais e Nacional com a intenção de sejam tomada por toda a coletividade apejotista.
.
Daí vem à importância do apejotista e, principalmente do Núcleo Alfa.
.
Para a maçonaria a importância decorre do fato de que os Núcleos ensinam os jovens a adquirirem consciência do seu papel no macrocosmo social, por meio de suas atuações e intervenções diretas nos rumos da Ação Paramaçônica Juvenil.
.
Para os jovens apejotistas a importância se dá em decorrência do fato de estar a conscientizar-se acerca do que é uma estrutura política e que esta, ao mesmo tempo em que deve ser respeitada, merece ser aperfeiçoada por meio da atuação do próprio apejotista, mostrando que o futuro não só da APJ/GOB, mas do Brasil, está sob os seus cuidados e em suas mãos!
.
Saudações Fraternais,
Comissão Consultiva
.
Secretaria de Comunicação e Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário