terça-feira, 31 de julho de 2012

“Educação em Movimento” encerra ciclo de atividades com balanço positivo


edu_mov
Há pouco mais de um ano, em 29 de abril de 2011, a primeira subcomissão da Causa Nacional Apejotista, composta pelos estados de Mato Grosso e São Paulo, dava início ao projeto "Educação em Movimento - Rede de Cidadania". Durante os meses seguintes, ações foram propostas e diversos núcleos apejotistas realizaram atividades para fomentar as discussões sobre Educação e Cidadania, debatendo assuntos relevantes para o país e fomentando a interação entre a APJ e as comunidades locais.

Principais ações

Entre abril e junho de 2011, após as diretrizes dadas pela subcomissão, cada núcleo escolheu um tema de trabalho dentro da grande área "Educação e Cidadania" para desenvolver atividades em suas cidades, como debates, oficinas e ações de conscientização. Alguns temas das ações foram educação no trânsito, reciclagem, leitura, revitalização da mata ciliar do Médio São Francisco etc. Em julho, durante o III Encontro Nacional de Ductors (ENAD), foram apresentados os resultados iniciais de cada projeto, debatidos os pontos positivos e negativos, além do planejamento das próximas ações.
Uma das propostas dos apejotistas foi a realização da Semana da Causa Nacional Apejotista, uma oportunidade de unir as dezenas de núcleos do país em torno de um só tema durante uma semana. A subcomissão Causa Nacional então organizou a 1ª edição da Semana, que aconteceu entre 14 e 22 de abril. Para a escolha do assunto, foram abertas em janeiro deste ano as inscrições de projetos temáticos, enviadas pelos próprios apejotistas. Após uma semana de votação, em fevereiro de 2012, o tema escolhido democraticamente pelos membros da APJ foi "Economia Verde".
Após a abertura do evento, realizada em Cáceres (MT) em 14 de abril de 2012, os núcleos se empenharam para realizar seus projetos. Um exemplo foi a ação "Doe um óleo usado e ganhe uma sacola ecológica", desenvolvido pelo Núcleo Alfa Osvalte Borba, de Patrocínio (MG).
Outra iniciativa foi a do Núcleo Alfa Pirâmide de Luz, de Imperatriz (MA), em que os apejotistas desenvolveram uma pesquisa sobre o nível de conhecimento da população local sobre o assunto Economia Verde e Rio +20, em que constataram que um quinto dos entrevistados não conhecia o assunto e outros 49% dos entrevistados desconheciam o sentido verdadeiro de Economia Verde. Em vista disso, o núcleo realizou várias palestras para informar e conscientizar a comunidade local.

Por fim, após estes um ano e três meses do lançamento do projeto, a avaliação da pasta composta pelos estados de Mato Grosso e São Paulo é positiva. Foram desenvolvidas diversas atividades conscientizadoras e educadoras pelo país, em que vários núcleos se envolveram com os temas, exercitaram a democracia e a pró-atividade e, com certeza, extraíram aprendizados importantes em suas vidas.
A primeira subcomissão a assumir a responsabilidade de unir os núcleos apejotistas em prol de uma Causa Nacional agradece à confiança e colaboração de todos e despede-se com o orgulho de ter participado ativamente dessa importante fase da história da Ação Paramaçônica Juvenil do Grande Oriente do Brasil. E desejamos também, que os estados responsáveis por essa subcomissão nessa nova gestão que se inicia, façam grandes trabalhos em prol da nossa amada família Apejotista e do nosso país.

Subcomissão da Causa Nacional 2010/2012
Mato Grosso/São Paulo
29 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário