sexta-feira, 20 de julho de 2012

VI ENAPJ/GOB: um encontro de brasilidade

Meu Brasil, Brasileiro... Seus dialetos sugerem um som, são movimentos de uma nação que pulsam nos corações Apejotistas sentimentos de aconchego, de encontro e de brasilidade.
.
Suas lutas, Nossa Pátria, Nossa APJ/GOB, em teu seio, ó liberdade nos exaltam e nos dispõem a estar frente à magia de Santa Catarina, em sua Ilha mais querida e intensa, na cidade de Florianópolis. Somos convocados a decidir os próximos rumos da história Apejotista. Cada elo entrelaçado Núcleo a Núcleo desafiou e desafia o nosso peito a própria morte; idolatra um sonho intenso e constrói as edificações do sonho Apejotista.
.
Não há construção sem planejamento, não há planejamento sem decisão. Sonhos pernambucanos, brasilienses, rondonianos, roraimense, mineiros, alagoanos, maranhenses, paulistas, baianos, goianos, catarinenses, mato-grossenses, sul-mato-grossenses, acrianos, paraenses, paraibanos, cearenses, piauienses, sergipanos, tocantinenses, cariocas, potiguares, amazonenses e capixabas que têm como missão exaltar a horizontalidade nas decisões, em que todos os estados em conjunto definem os rumos da APJ/GOB brasileira, mista, fraterna e igualitária.
.
Em sua função primordial, o VI ENAPJ/GOB busca a congregação dos apejotistas e família maçônica em nível nacional. É um encontro de sotaque, preceitos e trabalhos que entrelaçados tem por objetivo fomentar a formação de pessoas enquanto sujeitos de direitos e deveres (APJ/GOB, 2011).
.
Seu tema foi definido pela votação do Fórum de Ductores, no III Encontro de Ductores da APJ/GOB – ENAD, em 2011. “O VALOR DO APEJOTISTA” é o foco temático neste Encontro. Cada Apejotista deve se voltar às necessidades e pendências embutidas a realização do encontro, na LIBERDADE de participação de todos os Apejotistas, os núcleos e os estados; na IGUALDADE das decisões e na FRATERNIDADE entre todos com amor e respeito ao próximo.
.
Nossa coluna Apejotista, analogicamente as formações que regem o Djé Apejotista, deve se voltar à regeneração, a imortalidade e a eternidade dos princípios e deveres Apejotistas. Não há corrente mais forte do que seu elo mais fraco.
.
Assim como houve a definição do tema do encontro, foram definidas as matérias do Fórum Nacional Apejotista, a ser realizado durante o VI ENAPJ/GOB. Dentre elas, cabe a comunidade Apejotistas aqui presente delinear dentro dos trâmites do Fórum: as competências do DEN e pré-requisitos para elegibilidade; o manual pedagógico para os Apejotistas de 7 a 11 anos; e a Semana de Mobilização Apejotista.
.
Durante a realização do VI ENAPJ/GOB, as atribuições do Fórum Nacional de Apejotistas estão previstas no artigo 51 do Regulamento Geral da APJ/GOB (2011): a definição do próximo enfoque da Causa Nacional entre os anos 2012 e 2014; assim como a sede do próximo ENAPJ; a escolha dos Estados responsáveis pelas subcomissões que comporão o Conselho Nacional; e a escolha da lista tríplice para a ocupação de Diretor Executivo Nacional, a ser apreciada pelo Presidente Nacional da APJ/GOB.
.
A história nacional da APJ/GOB está sendo construída pelas realizações dos encontros de Ductores e nacionais. O período entre esses encontros sustentam a coluna Apejotista para trabalhos que edifiquem seus princípios e deveres.
.
Entre os dias 14 a 21 de abril de 2012, por exemplo, realizou-se, sob a coordenação da Subpasta da Causa Nacional do Conselho Nacional da APJ/GOB, a I Semana da Causa Nacional, cujo tema “A ECONOMIA VERDE” foi decidido por toda comunidade Apejotista.  Cada núcleo, dentro de sua realidade, realizou atividades que problematizassem o conceito de economia verde dentro dos âmbitos da Educação, tema primordial da Causa Nacional.
.
Além disso, foi construído o “Manual Administrativo” da APJ/GOB, uma produção nacional que em um futuro próximo poderá facilitar a organização dos trabalhos e práticas cotidianas dos núcleos. Um trabalho coletivo tecido nas linhas históricas da menina dos olhos de Adison do Amaral, APJ/GOB.
.
De que forma estamos costurando a história nacional da APJ/GOB? Que linhas teremos disponíveis durante a realização VI ENAPJ/GOB? Quais delas queremos apresentar e com quem queremos tecer? Dispomo-nos a estarmos juntos na realização deste encontro exaltando nosso valor primordial de protagonistas dessa história Apejotista. Sejam bem-vindas e bem-vindos as terras do formoso e mágico estado de Santa Catarina que nos receberão com abraços calorosos de luta, de amizade e de companheirismo!
.
Fraternalmente,
Comissão Consultiva da APJ/GOB

Nenhum comentário:

Postar um comentário